FIOS DE ARTE

AQUI É O MEU CANTINHO ONDE COMPARTILHAREI COM VOCÊ TUDO QUE GOSTO COMO: ARTESANATOS, POESIAS, IDEIAS, E MUITO MAIS.

Caso queira receber as atualizações do BLOG em seu e-mail é só se cadastrar ou se desejar entrar em contato comigo, meu e-mail é : fiosdearte@hotmail.com

QUE A PAZ E O AMOR DE CRISTO REINEM EM TODOS OS CORAÇÕES. AMÉM


Créditos

Muitas imagens deste Blog são retiradas da internet, caso você detenha algum direito autoral sobre alguma delas, entre em contato comigo e eu ponho os devidos créditos, obrigada!

Amig@s seguidores:

sábado, dezembro 10, 2011

TÚNICA AZUL



Manequim: 40 /42
Material ;5 novelos fio Haras cor 4397
Agulha para croche Tulip nº 3,5 mm
Agulha para costura
Pontos empregados:
ponto barra
ponto alto cruzado
ponto fantasia

  EXECUÇÃO:

BARRA:
Inicie a túnica pela barra, fazendo uma tira com 96 cms de comprimento seguindo o gráfico nº 1 (ponto fantasia). Inicie com 35 correntinhas. Una as duas pontas com uma costura.

CORPO:
Levante na lateral da barra 160 pontos altos e trabalhe 15 carreiras em pontos altos cruzados (gráfico 2), fazendo as seguintes diminuições: Conte 80 pontos para a parte da frente e 80 para as costas e coloque um marcador separando as partes, porfém trabalhando juntas. Da 2º à 9º carreira diminua 1 ponto de cada lado em todas as carreiras (16 pontos).

Pences: Marque 2 pences na frente e 2 nas costas, contando 12 pontos a partir da marcação de cada lateral sentido centro. Diminua então a partir da 10º carreira 1 ponto em cada pence a cada carreira (5 vezes) (20 pontos).
No final da 15º carreira teremos 124 pontos. Divida o trabalho sendo 62 pontos para a frente e 62 para as costas e trabalhe agora separadamente.

Costas: Continue trabalhando mais  17 carreiras. Divida 20 pontos para cada ombro e trabalhe mais 2 carreiras e deixe 22 pontos para o decote.

Frente: Continue trabalhando mais 15 carreiras, e para cada ombro mais 4 carreiras.

Trabalho do decote:  16º carreira: Sobre o transpasse: Trabalhe 28 pontos de cada lado em pontos altos cruzados e 6 pontos centrais em ponto de barra (gráfico 3) simulando um  transpasse. Simule esse transpasse por 11 carreiras, quando então irá trabalhar separadamente o decote e cada ombro. Então do lado esquerdo aumente 6 pontos pegando por trás do transpasse simulado e trabalhe agora realmente fazendo um transpasse por mais 4 carreiras. A partir da 17º carreira, siga o (gráfico 4) trabalhando em 16 pontos altos cruzados de    cada lado, os 6 pontos centrais em ponto de barra. E os pontos em fantasia ao lado da simulação do transpasse.
 Na 23º carreira, ainda seguindo o (gráfico 4) aumente os pontos em fantasia e faça em cada lateral  8 pontos altos cruzados. Trabalhe mais 7 carreiras e faça a diminuição para o decote e trabalhando cada ombro seguindo ainda (gráfico 4).
Contorne o decote com 3 carreiras em ponto de barra.

Mangas: Marque na túnica 15 carreiras da parete da frente e 15 das costas para as cavas e levante ao redor da cava 62 pontos altos e trabalhe 20 carreiras em pontos altos cruzados, diminuindo a partir da 6º carreira 1 ponto de cada lado  a cada 4 carreiras

(4 vezes). Trabalhe mais 3 carreiras em ponto de barra.

Montagem: Costure as mangas e mais o pedacinho do corpo onde foi separado a frente das costas.
Medidas



 Gráfico nº 1 ponto fantasia



 Gráfico 2 – pontos altos cruzados





Gráfico 3 – ponto de barra



Gráfico 4 – decote – ponto fantasia


Amostra

10 cms largura = 14 pontos altos
10 cms altura  = 8 carreiras pontos altos
agulha para croche Tulip nº 3,5 mm

Composição do fio
Haras
65% acrílico
20% algodão
15% lã
400 tex
novelo com aprox 250 m
peso líquido 100 g